Por que e como realizar a inspeção dos EPIs
- Clínica Atenuar

- 26 de mai.
- 2 min de leitura
Quando o assunto é segurança no trabalho e proteção da saúde física dos colaboradores, um dos principais pontos que merece atenção é o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas empresas.

O que são EPIs?
Dispositivos de proteção utilizados individualmente pelo trabalhador, os EPIs têm por objetivo proteger os funcionários de riscos no ambiente laboral que possam acarretar danos à saúde. Esses equipamentos são adotados sempre que as medidas coletivas de segurança não fornecem proteção completa aos funcionários. No entanto, mais do que fornecer os EPIs ao trabalhador, a empresa é responsável por garantir que eles estejam em condições adequadas de uso. Por isso, a inspeção da qualidade e do funcionamento dos equipamentos de segurança é um processo fundamental para garantir que eles cumpram sua função de modo eficaz.
Como funciona o processo de inspeção de qualidade em EPIs?
A inspeção de qualidade em EPIs diz respeito à avaliação periódica desses equipamentos de proteção utilizados no ambiente de trabalho, para validar que estejam em boas condições. Esse processo visa identificar desgastes, danos ou falhas que possam comprometer a proteção dos trabalhadores. A inspeção pode ser realizada de maneira visual, quando ocorre a verificação de rasgos, rachaduras ou desgastes aparentes, e funcional, quando capacidades do EPI, como a resistência de luvas, a integridade de capacetes ou a eficiência de respiradores são testadas.
O que considerar na avaliação dos EPIs?
Realizada por profissionais qualificados ou por uma equipe interna devidamente treinada, o processo de inspeção dos EPIs deve considerar os seguintes aspectos:
Integridade física: observação de rasgos, rachaduras, deformações ou desgaste em excesso.
Data de validade: observação do prazo de validade em equipamentos como capacetes e respiradores.
Certificação e aprovação: verificação do EPI quanto a sua certificação.
Funcionamento adequado: testagem para garantir que o equipamento desempenha função protetiva.

Por que realizar a inspeção regular dos EPIs?
Mais do que uma boa prática, a inspeção regular dos EPIs é uma exigência para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Com isso, além de reduzir riscos de acidentes e falhas de proteção, a empresa evita multas e processos trabalhistas por estar em conformidade com a Norma Regulamentadora NR-6, que exige que as empresas forneçam EPIs em perfeitas condições. Na mesma linha, um programa de inspeção bem elaborado ajuda a prolongar a vida útil dos EPIs e reduz a necessidade de substituições frequentes desses equipamentos. Para realizar inspeções satisfatórias, é possível criar um cronograma de avaliação regular, treinar os trabalhadores para que possam identificar problemas e falhas de segurança e utilizar checklists detalhados para cada tipo de EPI.


Comentários