DDS: o que é e qual é a sua importância?
- Clínica Atenuar

- 14 de jul.
- 2 min de leitura

A segurança no ambiente laboral exige o desenvolvimento de práticas que vão além do cumprimento de normas legais e do uso de EPI´s. Nesse sentido, o DDS surge como uma possibilidade e um mecanismo que pode ser adotado pelas empresas para prevenir casos de acidentes e doenças ocupacionais, pois possibilita que colaboradores e gestores estabeleçam um diálogo que promova conscientização, transparência, integração e fortalecimento das empresas.
O que é o DDS?
Voltado a temáticas relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador, o Diálogo Diário de Segurança é uma ação que ocorre geralmente no início do expediente ou quando há alguma situação de risco registrada. Trata-se de um diálogo breve com duração entre 10 e 15 minutos, que tem por objetivo aumentar a percepção do trabalhador sobre riscos, promover a saúde preventiva e incentivar hábitos e comportamentos de autodesenvolvimento.

Qual é a importância do DDS?
Investir no DDS é importante porque essa ferramenta de diálogo permite troca de informações, conhecimentos e experiências, criando um vínculo de confiança que pode melhorar o ambiente de trabalho. Além disso, quando os colaboradores são incentivados a atuar de maneira preventiva na identificação e solução de problemas de segurança, todos se tornam responsáveis pela construção de um ambiente mais seguro e saudável.

Que atividades de DDS podem ser desenvolvidas?
Para garantir a participação e o envolvimento ativo dos colaboradores, os temas para o DDS devem ser planejados e preparados antecipadamente, para que se possa extrair o máximo de benefícios dessas ações.
Confira assuntos que podem ser explorados:
foco e segurança no trabalho;
uso correto de EPI’s e EPC’s;
manutenção de máquina e limpeza industrial;
ergonomia;
importância da alimentação saudável;
importância de um sono de qualidade;
análise preliminar de risco;
saúde mental;
situações de emergência;
importância da sinalização no ambiente de trabalho;
primeiros socorros;
cuidados com energia elétrica;
exposição a substâncias perigosas;
prevenção de lesões por esforço repetitivo;
comunicação não violenta.


Comentários