Setembro Amarelo | Cuidar da saúde mental no trabalho é valorizar vidas
- Carolina e Julia Consultoria em Comunicação
- 10 de set.
- 2 min de leitura
Campanha oficial de prevenção ao suicídio no Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Trata-se de uma ação conjunta que tem por objetivo desmistificar o tema da saúde mental e oferecer apoio a pessoas que enfrentam desafios emocionais.

Por que abordar esse tema nas empresas?
Além de ser uma questão de cuidado, a abordagem de temas voltados à saúde mental nas empresas está diretamente ligada à produtividade e ao bem-estar organizacional. Da mesma forma, esse tema tem influência sobre o desempenho e o desejo de permanência dos colaboradores dentro da organização, uma vez que manter o equilíbrio entre as demandas profissionais e a qualidade de vida pode ser um desafio na rotina de colaboradores e empreendedores.
Que fatores afetam a qualidade de vida no trabalho?
Na rotina de trabalho, diversos são os fatores que podem impactar a qualidade de vida dos colaboradores, tais como:
Sobrecarga de trabalho e prazos apertados: a necessidade diária de entregar resultados e demandas podem levar ao esgotamento do funcionário, especialmente quando não há um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Relações interpessoais e clima organizacional: conflitos dentro da empresa, falta de colaboração ou competitividade são fatores que podem aumentar os níveis de estresse dos colaboradores.
Insegurança no emprego e falta de suporte da liderança: incertezas sobre o futuro profissional, ausência de feedback e falta de apoio por parte dos gestores podem ocasionar ansiedade e desmotivação no ambiente corporativo.

Como abordar o Setembro Amarelo nas empresas?
Abordar o Setembro Amarelo dentro das empresas é uma boa oportunidade para implementar ações focadas em programas de bem-estar e saúde mental, visando à construção de um ambiente mais acolhedor, seguro e saudável. Confira estratégias que podem ser adotadas:
aborde o tema a partir de palestras com especialistas durante o mês de setembro;
implemente programas de apoio psicológico;
organize rodas de conversa e momentos de escuta ativa durante o mês;
invista em capacitação de líderes e gestores para identificar fatores de risco que podem afetar os colaboradores;
decore a empresa com as cores da campanha;
crie um mural de apoio personalizado e colaborativo acerca da temática;
incentive práticas de autocuidado;
divulgue canais de atendimento psicológico;
distribua materiais informativos e de conscientização.



Comentários