SST e longevidade: entenda a relação entre envelhecimento ativo e a segurança do trabalho
- Carolina e Julia Consultoria em Comunicação
- 13 de out.
- 2 min de leitura
Envelhecimento ativo é um tema que tem ganhado destaque quando o assunto é Saúde e Segurança do Trabalho. Isso porque o aumento da expectativa de vida global acarreta a necessidade de adaptar o ambiente laboral para um espaço mais diverso e inclusivo.

O que é envelhecimento ativo?
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de envelhecimento ativo se refere ao processo de criar e aproveitar oportunidades que promovam saúde, participação social e segurança, de modo a garantir qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Isso significa envelhecer com mais autonomia, saúde e bem-estar físico e emocional.
Qual é a relação entre envelhecimento ativo e SST?
No contexto ocupacional, o envelhecimento ativo está relacionado à criação de um ambiente de trabalho que se adapta às mudanças fisiológicas e cognitivas associadas à fase do envelhecimento. Esta passa a ser uma demanda relevante na gestão de SST, considerando especialmente a responsabilidade das empresas de adotar práticas ocupacionais que garantam condições seguras e saudáveis para trabalhadores mais experientes e promovam a valorização e adaptação do conhecimento acumulado por esses profissionais ao longo dos anos.
Que estratégias podem contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo?
A promoção de um envelhecimento ativo no ambiente de trabalho está necessariamente ligada à implementação de ações específicas. Confira algumas delas:

Adaptações ergonômicas:
uso de móveis e ferramentas ajustáveis que minimizem o esforço físico.
melhorias na iluminação e no controle de ruídos para atender às necessidades sensoriais dos colaboradores.
Treinamentos e capacitação:
investimento em programas de atualização tecnológica.
treinamentos focados em prevenção de riscos e segurança para faixas etárias específicas .
Gestão da jornada de trabalho:
implementação de escalas flexíveis compatíveis aos limites fisiológicos dos colaboradores.
redução de tarefas repetitivas.
Apoio à saúde mental e ao bem-estar:
desenvolvimento de programas de suporte psicossocial para lidar com o estresse e a transição para novas dinâmicas de trabalho.
promoção de atividades físicas e campanhas voltadas aos cuidados com a saúde.

Qual é a importância de um envelhecimento ativo no ambiente de trabalho?
A adaptação de condições laborais que atendam às necessidades de trabalho dos colaboradores e a integração de práticas voltadas ao envelhecimento ativo representam oportunidades estratégicas para transformar os ambientes de trabalho. Isso promove mais segurança aos trabalhadores e oferece benefícios significativos à empresa. Além disso, implementar estratégias e soluções voltadas ao envelhecimento ativo se torna um diferencial competitivo no ramo corporativo, especialmente quando essas estratégias incentivam a empregabilidade, o desenvolvimento de competências fundamentais e a aquisição contínua de novas habilidades.
Para tanto, é necessário investir em ferramentas de gestão e monitoramento de SST que assegurem o cumprimento das normas regulamentadoras e a promoção de uma cultura de prevenção, independentemente da idade. Da mesma forma, no processo de avaliação de riscos, também deve-se considerar as mudanças nas aptidões funcionais de cada trabalhador, o que implica a necessidade de modificar o trabalho e o ambiente para responder adequadamente às transformações físicas, fisiológicas e emocionais dos colaboradores em processo de envelhecimento.