Menos acidentes, mais engajamento: os impactos da Segurança Comportamental
- Clínica Atenuar

- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Com o objetivo de identificar as causas que contribuem para a ocorrência de perdas nas empresas, a Segurança Comportamental é um processo capaz de reduzir atos que são considerados inseguros, como incidentes e acidentes pessoais, materiais e ambientais. Esse processo promove a segurança no ambiente de trabalho, por meio do envolvimento dos colaboradores em técnicas de segurança, planejamento e gestão para reduzir a exposição dos trabalhadores a fatores de risco.

Qual é a abordagem da Segurança Comportamental?
O programa de Segurança Comportamental está alicerçado em pilares considerados essenciais. São eles:
Observação do comportamento: os observadores, líderes ou supervisores, monitoram o comportamento dos trabalhadores em relação à segurança. Isso envolve a identificação e as condições de comportamentos seguros e inseguros.
Feedback e reconhecimento: com base nas observações feitas, são fornecidos feedbacks aos trabalhadores, destacando comportamentos seguros e identificando áreas que precisam ser melhoradas.
Treinamento e capacitação: é importante fornecer treinamento adequado aos observadores para que possam conduzir observações eficazes e fornecer feedback construtivo. Da mesma forma, os trabalhadores devem receber treinamento em segurança para adquirir habilidades necessárias para a realização das tarefas.
Engajamento dos funcionários: é necessário promover a participação ativa dos trabalhadores na identificação de riscos, na sugestão de melhorias e no desenvolvimento de soluções para problemas de segurança.
Análise de dados: deve-se coletar e analisar dados sobre os comportamentos seguros e inseguros observados. A partir disso, pode-se identificar tendências, padrões e áreas de maior risco, permitindo a implementação de ações corretivas e preventivas adequadas.

Por que a Segurança Comportamental é importante?
Empresas que adotam um comportamento seguro, consequentemente diminuem despesas com indenizações e licenças por doença. Além disso, elas ganham mais credibilidade com os órgãos certificadores, uma vez que os colaboradores passam a se sentir mais seguros e valorizados no ambiente laboral.
Trabalhar com a prevenção de riscos é mais do que eliminar as possibilidades de que um erro já cometido venha a ocorrer novamente. É necessário trabalhar para evitar acidentes futuros e novos incidentes ainda não catalogados que possam vir a surgir. Dessa forma, além da obrigatoriedade dos equipamentos de segurança, da aplicação de procedimentos operacionais corretos e do preparo nos atendimentos de emergências, é importante focar na busca por novos métodos e identificar erros que possam ocasionar e/ou contribuir para a ocorrência de acidentes.



Comentários