Cuidado emocional faz parte da saúde do trabalho? O que muda com a NR-1
- Clínica Atenuar
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A Norma Regulamentadora 1 desempenha um papel importante sobre a organização das empresas para alcançar um objetivo: prevenir acidentes e doenças associadas ao ambiente de trabalho. Dessa forma, ela passou por atualizações que incluem a necessidade de um mapeamento para minimizar riscos que possam causar algum tipo de adoecimento psíquico, para além da atenção que já era dada à saúde física do trabalhador.

Qual é o papel das Normas Regulamentadoras?
Conhecidas como NRs, as Normas Regulamentadoras são consideradas dispositivos legais que atuam em complemento ao texto da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Elas têm o objetivo de definir as obrigações dos empregadores para garantir a segurança no trabalho e, consequentemente, promover espaços laborais com menos chances de acidentes ou patologias associadas ao desempenho das funções profissionais.
Por que a saúde emocional é tão importante no ambiente de trabalho?
A saúde emocional engloba a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, mantendo relações equilibradas e saudáveis. No ambiente de trabalho, ela também está ligada ao modo como os profissionais lidam com desafios, pressões e mudanças. Nesse sentido, os cuidados com a saúde mental contribuem para que os colaboradores tenham suporte para gerenciar a saúde emocional e possam tomar decisões mais assertivas para desenvolver suas funções laborais.

O que diz a atualização da NR-1?
Com a atualização da NR-1, uma alteração relevante diz respeito à obrigatoriedade de identificar e gerenciar, pelo Programa de Gerenciamento de Riscos, componentes na rotina laboral que possam afetar a saúde mental e emocional de colaboradores, como estresse excessivo e sobrecarga de demandas, ambiente de trabalho hostil, falta de reconhecimento, assédios de diferentes naturezas e bullying. Esses fatores devem ser documentados junto às iniciativas designadas para controlá-los.
Qual é a responsabilidade das empresas no cumprimento das novas determinações?
O descumprimento das novas determinações pode gerar penalidades para as empresas. Além disso, é importante considerar que riscos psicossociais não manejados adequadamente podem causar complicações de saúde e, a longo prazo, dificultar a retenção de talentos e aumentar o absenteísmo. Assim, para atender adequadamente as determinações legais da NR-1, é possível investir em estratégias, como:
políticas que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida;
ferramentas de suporte psicológico;
comunicação para incentivar o autocuidado com a saúde mental;
avaliação e aprimoramento do ambiente de trabalho;
implementação de programas de combate ao assédio, incluindo canais de ouvidoria e denúncia;
treinamentos que ofereçam ferramentas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
manutenção de espaços para a coleta de feedbacks sobre as medidas adotadas;
monitoramento dos resultados obtidos.
