Outubro Rosa: como realizar abordagens diferenciadas nas empresas
- Carolina e Julia Consultoria em Comunicação
- 8 de out.
- 2 min de leitura

O Outubro Rosa é uma campanha de prevenção ao câncer de mama, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980. O objetivo da data é estimular a realização de exames para prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Por que desenvolver a campanha dentro das empresas?
No Brasil, empresas dos mais diversos setores de atuação têm elaborado campanhas focadas no Outubro Rosa, para orientar os colaboradores com relação à relevância da causa, considerando a realização do autoexame e de consultas médicas regulares. Dessa forma, é importante pensar em ações que tenham impacto positivo no ambiente de trabalho e integrem os trabalhadores por meio de estratégias que permitam a conscientização sobre os cuidados com a saúde.
Que ações diferenciadas podem ser implementadas?
A campanha do Outubro Rosa tem o potencial de engajar os colaboradores, reduzir os níveis de estresse, melhorar o clima organizacional e humanizar ações promovidas tanto pelos Recursos Humanos quanto pela empresa de uma maneira geral. Para tanto, é necessário ir além de estratégias tradicionais e proporcionar informação de qualidade e acesso a cuidados com a saúde física e mental.
Confira ideias para abordar a campanha na sua empresa:
Estímulo à realização do exame
Embora os cuidados com a saúde devam acontecer durante o ano todo, o mês de outubro é uma boa oportunidade para incentivar as colaboradoras a realizarem exames preventivos e a fazerem corretamente o autoexame nas mamas. Essa é a principal forma de detectar precocemente a presença de algum problema e de procurar ajuda, caso seja necessário.
Palestras sobre o tema
Durante a campanha, é importante selecionar profissionais especialistas que possam dar esclarecimentos sobre o câncer de mama e falar sobre meios de prevenção e periodicidade dos exames.
Divulgação de materiais para conscientização
Apesar de ser um assunto bastante comentado, é importante abordar o tema com vistas ao esclarecimento de dúvidas sobre a temática. Os materiais devem conter informações úteis com linguagem acessível. Por isso, é importante que todos os materiais divulgados sejam revisados por profissionais da área da saúde.

Construção de uma campanha que envolva toda a empresa.
Ainda que o Outubro Rosa seja focado na saúde da mulher, mobilizar ações que envolvam todos os colaboradores durante a campanha é um diferencial para a empresa, especialmente porque isso desconstrói estigmas e amplia o alcance à informação no ambiente de trabalho.



Comentários