Por que cuidar da saúde emocional dos seus colaboradores será a virada de chave do seu negócio em 2026?
- Clínica Atenuar

- há 9 horas
- 2 min de leitura
Na gestão de empresas, a saúde emocional se consolida como um marco no ano de 2026, especialmente com as atualizações da Norma Regulamentadora nº 01 (NR-1), que determinam a identificação e o gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.

Por que é tão importante considerar a saúde emocional dos colaboradores?
Em 2024, dados do Ministério da Previdência Social registraram 472.328 casos de afastamentos decorrentes de transtornos mentais. Isso porque fatores como aceleração tecnológica, sobrecarga de informações, estresse constante, ansiedade, esgotamento emocional e instabilidade econômica influenciam a rotina no ambiente laboral.
Quando não são administrados, esses desafios do mercado atual, a pressão por resultados e as interações interpessoais podem gerar impactos negativos na saúde dos colaboradores. Nesse sentido, além de fortalecer a imagem da marca empregadora, empresas que priorizam a saúde emocional colaboram para a construção de equipes mais alinhadas e comprometidas.

Quais são os principais desafios na promoção do bem-estar emocional?
Por mais que a conscientização sobre saúde mental tenha aumentado e as mudanças estabelecidas pela atualização da NR-1 fortaleçam o debate ao agregar fatores como estresse, assédio, pressão por metas e sobrecarga de trabalho entre os riscos que precisam ser monitorados pelas organizações, ainda há inúmeras barreiras enfrentadas pelas empresas no que diz respeito à implementação de ações efetivas. Entre os principais desafios estão:
Estigma e preconceito: colaboradores ainda hesitam em compartilhar suas dificuldades emocionais, por temerem julgamentos ou prejuízos à carreira.
Falta de conhecimento: líderes e gestores frequentemente não possuem o devido preparo para identificar sinais de sobrecarga emocional.
Ausência de políticas estruturadas: embora as organizações reconheçam a importância da saúde emocional, a falta de estratégias contínuas pode limitar os resultados das ações propostas.

Como cuidar da saúde emocional dos colaboradores?
Muito além de discursos motivacionais, fomentar o bem-estar emocional no ambiente de trabalho exige ações práticas e integradas. Confira algumas estratégias para construir um ambiente profissional saudável e equilibrado em 2026:
Incentivo de uma cultura de acolhimento: é importante construir um espaço em que as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. Isso inclui a promoção do diálogo, o incentivo à empatia e a adoção de uma postura de não julgamento diante de questões relacionadas à saúde mental.
Oferecimento de suporte psicológico: empresas podem disponibilizar programas de assistência psicológica, presenciais ou online. É importante que os colaboradores tenham acesso a suporte emocional de modo confidencial.
Capacitação de lideranças para a gestão emocional: gestores precisam ser capacitados para lidar com emoções próprias e de sua equipe para identificar sobrecargas e intervir quando necessário.
Promoção do equilíbrio entre vida profissional e pessoal: a empresa pode oferecer flexibilidade nos horários de trabalho, devendo sempre respeitar o tempo de descanso dos colaboradores e evitar cobranças fora da jornada laboral.
Incentivo de hábitos saudáveis no dia a dia: as empresas podem disponibilizar espaços de convivência e descanso e implementar iniciativas que estimulam o bem-estar dos colaboradores, como incentivo à prática de atividade física e ações educativas sobre alimentação saudável.



Comentários